Nossa História
A Engenharia Solidária (EngSol) foi criada em setembro de 2013, por dois graduandos do curso de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Artur Gomes e Luiz Felipe Sales. A primeira ação realizada foi a doação de alimentos ao público carente externo à UFMG, denominada Troféu Solidário, que contou com a arrecadação de 1,47 toneladas de alimento.
Com o tempo, conseguimos expandir nossas ações para impactar mais pessoas, aumentando nossa estrutura interna e alcançando alunos de diversos cursos da UFMG. Atualmente contamos com 12 ações, que são a Eng Sol nas Ruas, Troféu solidário, Ação Jovem, Gincana Solidária, Ação de Natal, Ação de Dia das Crianças, Visitas, Semana da Solidariedade, Rodas de Conversas, Campanhas Temáticas, Ação Educação e Ação Sustentável.
Em 2020, a Engenharia Solidária passou a ser reconhecida pelo desenvolvimento social que promove nas áreas de atuação do profissional de engenharia, transformando-se em um projeto de extensão universitária da Escola de Engenharia da UFMG, tendo como orientadores o Professor Coordenador Valter Lúcio de Pádua, atual coordenador do curso de Engenharia Civil da UFMG, e Professora Maria Clara Vieira Starling, ambos do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental, ambos do DESA.
Hoje, somos uma instituição com mais de 40 membros, com diversas iniciativas internas e externas focadas em ajudar a comunidade local de Belo Horizonte. Atingimos centenas de pessoas todos os semestres que vivem em condições de vulnerabilidade social. Temos a missão de inspirar os estudantes de engenharia a construir uma sociedade mais humana, por meio de ações sociais, além de impactar cada vez mais pessoas.

Somos uma organização de estudantes que querem fazer a diferença.
Nossa Missão
Melhorar a sociedade em que vivemos e impactar positivamente a vida das pessoas por meio de ações sociais.


Nossos Valores
Amor pelo voluntariado, brilho nos olhos, compromisso ético, vontade de fazer a diferença, empatia e sonhar juntos.

Ações da Engenharia Solidária
EngSol nas Ruas
EngSol nas ruas é uma ação por meio da qual são levadas doações para pessoas em situação de rua. De forma geral, os itens entregues são lanches, materiais de higiene, roupas, dentre outros.
Como funciona a ação?
A ação é realizada em uma tarde de um fim de semana em alguma região próxima ao centro, escolhida pelos organizadores. Os alimentos são feitos em uma cozinha parceira e podem ser feitos tanto pelos voluntários, quanto por uma instituição parceira. Depois, no mesmo dia ou no dia seguinte os alimentos são entregues às pessoas em situação de rua.
No primeiro semestre de 2024, distribuímos:
504 marmitas
492 garrafas de água
13 sacos de roupa
+50kg de alimentos doados


Troféu Solidário
O Troféu Solidário é um evento anual que ocorre no segundo semestre letivo e promove uma competição solidária entre várias iniciativas da Escola de Engenharia da UFMG. Durante a competição, os participantes realizam ações de impacto social, como doações de sangue, alimentos, brinquedos, roupas e itens de higiene pessoal. As equipes que acumulam as maiores pontuações são premiadas, e as doações arrecadadas são distribuídas para instituições sociais parceiras da EngSol, que necessitam de apoio para continuar suas atividades.
Em seus 11 anos de história, o Troféu Solidário já arrecadou:
+13 toneladas de alimentos
+17 mil reais
800 brinquedos e livros para crianças
5 mil roupas
100 doadores de sangue e médula óssea
2 mil de itens de higiene pessoal
Gincana Solidária
Realizada no início do semestre, a Gincana Solidária tem por objetivo recepcionar os calouros dos cursos de engenharia, em parceria com o Diretório Acadêmico da Escola de Engenharia e com a Eng200 durante a Engenharia Recebe. Por meio de jogos diversos, a ação promove o contato dos novos estudantes com a EngSol e é um espaço para troca de experiências entre os membros da associação e os ingressantes na faculdade. O evento envolve jogos e atividades que estimulam o espírito esportivo e a interação entre calouros e veteranos. Desde 2021 foram cerca de 330 calouros impactados pela ação.
_edited.jpg)
_JPG.jpg)
Ação Jovem
Voltada para jovens de diferentes grupos, a ação jovem é realizada nos dois semestres do ano com escolas ou abrigos de crianças e adolescentes, entre 12 a 23 anos. A ação tem por objetivo promover atividades culturais, oficinas, workshops e rodas de conversa entre jovens que estão em vulnerabilidade social de Belo Horizonte e região metropolitana, fomentando a valorização dos jovens e encorajando-os na busca de seus objetivos. Além disso, busca gerar interação e empoderamento entre os envolvidos. Desde 2022, a ação já impactou cerca de 250 jovens.
Ação de Dia das Crianças
Aproveitamos o feriado de 12 de outubro para levar alegria às crianças em situação de vulnerabilidade, distribuindo presentes e promovendo atividades como pula-pula, pega-pega e diversas outras brincadeiras. Durante a história da EngSol foram impactadas mais de 300 crianças pela ação.
_edited.jpg)

Visitas
A ação visa promover a conexão e o contato humanitário entre os voluntários e instituições como abrigos, orfanatos, asilos, creches e outros lugares. Essas ações, realizadas de forma recorrente ao longo do ano, têm o objetivo de levar carinho, atenção e alegria às pessoas que recebem as visitas, além de proporcionar a entrega de doações arrecadadas. A ênfase está no contato humano, que tem o poder de transformar e impactar vidas. Ao longo de seus 11 anos de história, a Engsol já:
+60 visitas realizadas
+50 instituições beneficiadas
+1,5 ton de alimentos e itens pessoais doados em um único semestre
Ação de Natal
A Ação de Natal da EngSol, foi iniciada em 2015, e é uma iniciativa voltada para arrecadar doações destinadas a instituições carentes e promover momentos de afeto para crianças e idosos. O projeto vai além da ajuda material, focando em proporcionar alegria, amor e atenção por meio de dinâmicas e interações significativas entre os membros da EngSol e os beneficiados, com o objetivo de preencher o Natal de pessoas que não vivenciam esse período de maneira convencional. Ao longo dos anos, a Ação de Natal já impactou cerca de 400 crianças e idosos, consolidando-se como um projeto de grande alcance social e emocional.

.jpg)
Semana da Solidariedade
Com início em 2016, a Semana da Solidariedade, tem com o objetivo de reunir iniciativas de caráter social ligadas à Escola de Engenharia em uma semana dedicada a atividades e interação com a comunidade acadêmica. Em edições anteriores, a programação incluiu oficinas de autodefesa, oficina de horta, aulas de yoga , doação de sangue e visitas em abrigos de animais. Por meio dessas atividades, promovemos integração com outras iniciativas, experiência de voluntariado e oportunidades de networking.
Ação Educação
A Ação Educação promove um dia de atividades em escolas públicas de Belo Horizonte, destacando iniciativas da UFMG, como empresas juniores e equipes de competição. Durante o evento, essas organizações apresentam seus projetos, discutem tecnologia e oferecem serviços, além de incentivar os estudantes a considerarem o ensino superior. A ação também aborda temas como preparação para o ENEM, ingresso em universidades públicas, programas de auxílio, como os da FUMP, e oportunidades de enriquecimento acadêmico.


Campanhas Temáticas
As campanhas são ações pontuais realizadas com o objetivo de arrecadar doações para determinada instituição ou para atender uma demanda temática específica. A EngSol não deixa de agir com essas ações temáticas repletas de significado e força, aproveitando datas nacionais, como Setembro Amarelo e Outubro Rosa.
EngSol Sustentável
A ação tem como objetivo colocar em pauta temas relacionados à sustentabilidade, de forma a promover a conscientização ambiental nas pessoas, especialmente nos alunos da Escola de Engenharia.


Rodas de Conversas
As Rodas de Conversas visam trazer a reflexão sobre assuntos que não são usualmente discutidos no ambiente da Escola de Engenharia ou cuja discussão se mostra importante no atual contexto. Elas têm como objetivo enriquecer o repertório dos estudantes e informar, além de discutir outros pontos de vista desconstruindo barreiras e preconceitos. Com início em 2019, as rodas de conversas já impactaram ao todo cerca de 500 estudantes da escola de engenharia.









