top of page

Engenharia Popular: o que é?



A edição 2021 da Semana da Solidariedade tem como tema a Engenharia Popular. No primeiro dia de programação, trouxemos, em parceria com o Engenheiros Sem Fronteira, um texto explicativo sobre o nosso assunto principal. Afinal, você, como profissional da engenharia, sabe o que é a Engenharia Popular?


A Engenharia Popular (EP) é engajada na construção de um mundo menos desigual e mais justo para todos. As práticas são inspiradas pelos princípios da(o):

1) educação popular;

2) autogestão;

3) justiça social e ambiental;

4) feminismo, antirracismo e contra LGBTfobia;

5) cuidado com a vida;

6) valorização da cultura em sua diversidade;

7) reconhecimento e diálogo entre os diversos saberes (populares, tradicionais e acadêmicos).


A prática de Engenharia Popular racionaliza de forma holística os modos de produção e reprodução da vida, visto que isso falta nos cursos de engenharia, que ainda são muito voltados para uma visão tecnicista e com foco nos segmentos industriais e setor privado. Partindo daí, ela surge com o princípio de humanizar, de trazer discussões sobre projetos alternativos de desenvolvimento e de sociedade, sobre desigualdade e pobreza para o universo da engenharia.


Com isso, aparece um movimento internacional de diferentes iniciativas pautadas na engenharia engajada, sendo a Engenheira Popular uma das vertentes. Esse movimento reflete sobre o papel das engenharias e da produção sociotécnica.


Pensar a engenharia a partir dessa vertente é essencial para aqueles profissionais que querem promover o desenvolvimento social e ambiental.

O livro "Engenharia Popular: construção e gestão de projetos de tecnologia e inovação social", patrocinado pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), foi uma conquista muito grande para toda a rede do Engenheiros Sem Fronteiras Brasil que foi a o organizadora do livro. Junto de outras organizações como a Rede de Engenharia Popular Oswaldo Sevá (REPOS), Habitat para Humanidade e Sapiência Ambiental, o ESF-Brasil trouxe experiências e práticas no campo de gestão de projetos sociais de engenharia.

O livro é dividido em 3 partes: Engenharia Popular, Gestão de Projetos de Tecnologia e Inovação Social e Experiências e vivências. Caso tenha interesse em saber mais sobre o assunto, o livro do nosso parceiro ESF está disponível nesse site.


Esse é o conteúdo do primeiro dia da Semana da Solidariedade, ação da EngSol que tem como objetivo desenvolver a solidariedade, a empatia e a responsabilidade social nas pessoas. Não deixe de acompanhar os próximos dias no nosso Instagram!



bottom of page